29 de novembro de 2015

Nunca me Esqueças de Lesley Pearse


Sinopse

Até onde iria por amor?
Num dia…
Com um gesto apenas…
A vida de Mary mudou para sempre.
Naquele que seria o dia mais decisivo da sua vida, Mary - filha de humildes pescadores da Cornualha - traçou o seu destino ao roubar um chapéu.
O seu castigo: a forca.
A sua única alternativa: recomeçar a vida no outro lado do mundo.
Dividida entre o sonho de começar de novo e o terror de não sobreviver a tão dura viagem, Mary ruma à Austrália, à época uma colónia de condenados. O novo continente revela-se um enorme desafio onde tudo é desconhecido… como desconhecida é a assombrosa sensação de encontrar o grande amor da sua vida. Apaixonada, Mary vai bater-se pelos seus sonhos sem reservas ou hesitações. E a sua luta ficará para sempre inscrita na História.
Inspirada por uma excepcional história verídica, Lesley Pearse - a rainha do romance inglês - apresenta-nos Mary Broad e, com ela, faz-nos embarcar numa montanha-russa de emoções únicas e inesquecíveis.

Opinião

Este é o primeiro livro que leio desta autora mas andava muito curiosa porque vi muitos comentários sobre a sua maravilha escrita. Eu gostei da história e das personagens mas não fiquei totalmente rendida ao livro. Em parte, isso deve-se porque não consegui deixar de fazer comparações com outro livro (Loanda: Escravas, Donas, Senhoras de Isabel Valadão), que li ainda há pouco tempo. Embora as histórias sejam diferentes os alicerces são os mesmos. Ambas as protagonistas são mulheres fortes, inteligentes e sobreviventes. Ambas foram condenadas (embora por crimes diferentes) e enviadas para colónias.

Para começar este livro foi inspirado numa história verídica e achei importante o facto da autora, no final do livro, ter dito o que tinha acontecido a algumas das pessoas na vida real.
Adorei todas as personagens principalmente Mary. A protagonista é uma mulher muito forte, corajosa, destemido e inteligente apesar de não saber ler nem escrever. Mary teve uma vida miserável, passou muitas atrocidades e sobreviveu quando outras pessoas morreram.

É uma história tocante e cheia de momentos intensos. As doenças, a sobrevivência e a morte acompanham toda a narrativa. É demasiado chocante as atrocidades que os condenados tiveram de passar e sinceramente acho que as pessoas que morreram durante a viagem foram umas sortudas. As condições foram totalmente desumanas.

Definitivamente quero ler mais livros desta autora.

Classificação: Gostei muito

Resumo desafios: Com a conclusão da leitura do livro Nunca me esqueças conclui o Desafio Literário 2: Chegada do Outono.
Quanto ao Desafio Assombração de Leituras ainda me falta ler 2 livros. Neste momento estou a ler “Misery” e desisti  de “O espírito do mal”.

10 comentários:

  1. Olá
    Este foi o primeiro livro que li da autora e fiquei logo rendida. Adorei!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      Também adorei o livro e também foi o 1º que li da autora mas quero ler mais.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Tânia,
    Este foi o primeiro livro que li da autora e continua a ser o meu preferido!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,
      Este também foi o 1º que li mas quero ler mais.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Tânia,
    Este foi o primeiro e único (até agora) que li da autora.
    Gostei da história e da escrita. Quero ler mais livros dela.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,
      Adorei a escrita e também quero ler mais livros da autora.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Viva,

    Bem está visto que tenho mesmo que experimentar ler algo desta escritora a ver se compro um livro dela )

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      O único que te posso recomendar é este (porque ainda não li mais nenhum). Mas acho que ias gostar porque é baseado numa história verídica e a protagonista tem uma personalidade muito forte.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Olá,
    Eu infelizmente acabei por não conseguir arranjar este livro naquela promoção em que ele esteve a sair com revistas, mas também quero muito estrear-me com algo da autora que tem tantas críticas positivas. Penso que vou fazê-lo com o livro "Nunca digas adeus" que é o único dela que tenho na estante.
    Este livro parece-me interessante e parece que te estreaste com esta autora muito bem. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Já há muito tempo que queria ler algo da autora e quando vi a promoção nem hesitei.
      Tenho visto boas opiniões sobre "Nunca digas adeus", tenho a certeza que será uma boa estreia.
      Beijinhos

      Eliminar